VOCÊ SABE COMO USAR AS REDES SOCIAIS PARA ALAVANCAR SUA EMPRESA?
Independente da rede social utilizada, deve-se priorizar alguns detalhes para se ter
resultados satisfatórios: identidade visual, responder às dúvidas dos seguidores, além de
estudar os usuários e concorrentes, são pontos primordiais em ambas, mesmo cada uma
tenha sua finalidade específica.
Facebook
Pode ser administrada por múltiplos usuários. Muito útil para gerenciar negócios, criar
anúncios, impulsionar e acompanhar todo o desempenho detalhadamente de uma
empresa, tanto do Facebook, quanto do Instagram, tudo num mesmo local, utilizando o
Facebook Business, que é a ferramenta de gerenciamento de negócios.
Instagram
Seu foco é engajamento e notoriedade. O Instagram for Business é um conjunto de
ferramentas voltado para empresas, focado em engajar e crescer uma marca, pois,
oferece inúmeras estratégias para reconhecimento. Com toda a sua funcionalidade,
passou a ser o cartão de visitas de pequenas, médias ou grandes empresas. É
imprescindível que tenha dados como telefone, endereço e e-mail da instituição. Usar os
mecanismos que essa rede nos oferece pode fazer toda a diferença – stories, posts, IGTV,
hashtags, transmissões ao vivo entre outros.
Youtube
A segunda rede social mais utilizada no país torna-se veículo importante para anunciar e
propagar uma marca. O que faz essa rede ser tão procurada é poder mostrar aos
usuários a competência e confiança que uma marca deseja transmitir. Nela consegue-se
fazer vários formatos de anúncios, gerando reconhecimento de marca, direcionamento
de pessoas para o site ou empresa física. Vale ressaltar que o Youtube é o segundo maior
buscador do mundo, perdendo somente para o Google.
TikTok
Agir estrategicamente faz toda diferença. Como público principal, temos os usuários da
geração Z, público jovem, nascido a partir de 1995. O TikTok é ideal para se investir em
conteúdos voltados para essa faixa etária, mas não necessariamente somente a esse
público, pois, quase 50% da população brasileira se rendeu ao APP chinês, em que os
próprios usuários criam seus conteúdos, sendo um dos maiores concorrentes do
Instagram.
Linkedin
Seu foco é o relacionamento profissional. Assim como nas outras redes sociais, no
Linkedin também é possível criar uma página para gerenciar. A diferença entre esta e as
tradicionais é que o Linkedin é voltado para assuntos corporativos, relativos a empresas,
como vagas de emprego. Nela podemos relacionar cargos, idade, sexo, região entre
outros.
Whatsapp
Possui ótimo espaço para aproximação e fechamento de vendas. É a rede social mais
utilizada no Brasil. Por esse motivo, é importante dar atenção para os usuários que
buscam informações por esse canal, pois, são exigentes e buscam certa rapidez para
respostas. As mensagens instantâneas e objetivas, comunicação direta com a empresa e
exibição de produtos são apenas algumas das vantagens que essa rede nos proporciona,
além da aproximação com o cliente.
Telegram
Nele conseguimos construir uma comunidade. O Telegram é considerado concorrente do
Whatsapp. Em linhas gerais, ambos funcionam como troca de mensagens, informações e
conteúdos, mas isso não torna os dois aplicativos iguais. Enquanto no Whatsapp é
possível ter até 256 usuários por grupo, o Telegram permite até 200 mil membros,
sendo que chats secretos também é um dos seus diferenciais.
Dicas para se colocar em prática nas redes sociais:
- Sempre que possível, invista em tráfego pago;
- Integrar todas as redes socais que você usa será um diferencial;
- Entender qual parcela do mercado você deseja atender, assim como a proposta e o público que deseja atingir;
- Criar núncios aumentando o alcance de sua marca;
- Usar sua marca em todas as publicações para que ela seja lembrada;
- Análise da concorrência;
- Uso de palavras-chaves;
- Dar sempre atenção aos feedbacks;
- Usar todos os recursos disponibilizados a seu favor, como segmentação, localização, sexo, idade, valor da verba investida, stories, filtros, vídeos, imagens, reels, fotos, reposts, promoções, remarketing, envio de mensagens em massa entre outros.